Respeitar as diferenças é fundamental

Pode parecer difícil, mas é fundamental. Em tempos tão acirrados como os que estamos vivendo, mais do que nunca precisamos aprender essa lição. Respeitar as diferenças não significa aceitar tudo. Mas saber o limite entre aquilo que você pensa e o pensamento do outro, que tem sim o direito de ser diferente de você.

Levei mais de 30 anos para começar a refletir sobre isso. E é um exercício constante, pois mesmo sabendo na teoria, na prática sinto o quanto é difícil. Quantas amizades não se enfraquecem, ou até mesmo se perdem, devido a nossa intolerância, a nossa teimosia em insistir que estamos sempre certos, e os que tem opinião diferente são inferiores.

Encontrar uma amizade, alguém que amamos muito, e não querer perder é a chave para nos esforçarmos. Porque não é uma divergência política, social, ou qualquer coisa do tipo que vai nos fazer perder aquele amor que estamos conquistando, que queremos ao nosso lado.

Conforme vamos amadurecendo e percebendo o quanto é danoso para a nossa vida a intolerância, mais forte nos tornamos para aprender esse respeito, para até mesmo nos calar diante de situações em que gostaríamos de falar muitas coisas, mas percebemos que se seguirmos nesse caminho, ele pode gerar uma discussão desnecessária, e machucarmos ao outro e a nós mesmos à toa.

Achar o equilíbrio entre expressar aquilo que sentimos e pensamos, e respeitar e ouvir o outro, por mais diferente que seja, é difícil. Às vezes parece impossível. Mas o amor, somente ele, nos ajuda a conseguir. Não desista de quem você ama.

 

2 thoughts on “Respeitar as diferenças é fundamental”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *